Por que é importante tratar a obesidade?
A obesidade já acomete mais de 22% da população adulta e cerca de 10,8% entre crianças e adolescentes no Brasil, sendo considerada um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. Atualmente mais de 50% da população brasileira apresenta excesso de peso e esse número chega até 15% em crianças.
E esses números só aumentam! Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, até 2025 é estimado que cerca de 2,3 bilhões de adultos e 75 milhões de crianças podem estar com sobrepeso no mundo, com mais de 700 milhões com sobrepeso.
Mas por que essa condição é tão séria e precisa de tratamento?
Com o tempo, o excesso de peso - principalmente associado ao sedentarismo - pode levar ao desenvolvimento de doenças e comorbidades graves que podem causar grandes danos à qualidade de vida do paciente ou até mesmo a morte, como diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, osteo-artrites, doenças cardiovasculares, asma, hérnias discais, refluxo gastroesofágico, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doença hemorroidária, além de aumentar os riscos de infartos, derrames e muitas outras condições relacionadas.
Além disso, a falta de uma rotina saudável com atividades físicas regulares diminui muito a qualidade de vida, fazendo com que os músculos percam força e resistência, enfraquecendo os ossos, prejudicando o metabolismo, o sistema imunológico, a circulação sanguínea e até o equilíbrio hormonal.
O melhor tratamento é a prevenção! Com hábitos e ações diárias no nosso dia a dia, como dieta balanceada e exercícios físicos, conseguimos prevenir a obesidade e manter um estilo de vida mais saudável, sem extremos que prejudicam a nossa saúde.
Para casos onde o paciente já está com obesidade, com o IMC muito elevado ou com doenças e comorbidades que o impede de perseguir uma rotina mais saudável, temos opções clínicas que podem ajudá-lo a retomar sua saúde!
A cirurgia bariátrica representa muito mais que apenas a perda de peso: ela pode dar uma uma chance de uma nova vida, mais ativa e saudável. Esse procedimento surgiu há mais de 50 anos e, desde lá, tem o posto da ferramenta mais eficaz entre os tratamentos existentes contra a obesidade em casos mórbidos. A cirurgia altera o sistema digestivo para diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago, reduzindo drasticamente a quantidade de calorias absorvidas e facilitando a perda de peso. O procedimento, associado a mudanças no estilo de vida, pode significar um recomeço para muitas pessoas que sofrem com a condição!